Recadastramento escolar termina no dia 13 de julho

Os Centros municipais de educação infantil, também conhecidos como CMEI são instituições educativas públicas e gratuitas, destinadas a cuidar e educar de crianças que tenham até 5 anos de idade. Durante o período de permanência da criança nas instalações do CMEI são realizadas experiências, para que elas tenham a oportunidade de aprender sobre o patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifico e tecnológico através de brincadeiras e interações, tendo como principal objetivo o desenvolvimento integral.

Esse espaço é dedicado especialmente para as crianças que precisam de um local para ficar, na maioria dos casos enquanto os pais estão trabalhando. Desse modo as crianças ficam seguras em um ambiente em que são protegidas, recebem alimentos, cuidados e atenção durante todo o período.

Caso tenha interesse em realizar a matricula do seu filho para que tenha a oportunidade de ficar em uma das unidades do CMEI de Colombo, é possível obter maiores informações no site ou prefeitura de Colombo. É importante entrar em contato, para verificar o período em que as crianças deverão ser cadastradas, para garantir a vaga.

 

Período de recadastramento escolar

Até o dia 13 de julho os pais e responsáveis de crianças de 0 a 3 anos, deverão realizar o recadastramento obrigatório das crianças, mesmo aquelas que ainda estão na fila de espera.  O cadastro pode ser realizado pela internet, e o recadastramento deverá ser realizado na unidade do CMEI em que a criança já possui o seu cadastro.

Se esse procedimento não for realizado, a criança poderá ser excluída da fila de espera, perdendo então o direito de estudar no CMEI de Colombo.  Para os pais e responsáveis que já receberam o telefone e confirmaram o recadastramento escolar, não é necessário comparecer na unidade onde o filho tenha o seu cadastro.

Para que seja possível realizar o recadastramento deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Comprovante de residência.

Como funciona o Centro Municipal de Educação Infantil

A partir do momento em que nasce uma criança ela já tem o direito de participar de uma escola de educação infantil, onde ela poderá participar de processos do desenvolvimento na primeira fase, que é compreendida de 0 (zero) a 3 (três) anos de idade.  Este direito está assegurado para todas as crianças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assim como na lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Nos tempos antigos as creches eram consideradas apenas um local onde as mães poderiam deixar os seus filhos enquanto estivessem no horário e local de trabalho, e por isso essas instituições eram vistas muitas vezes como uma assistência social. Depois de alguns anos e reformas que foram realizadas nessas instituições, as creches que hoje já são conhecidas e lembradas como CMEI’s, auxiliam na introdução educativa assim como no ensino formal da criança.  De 0 a 3 anos elas ficam no CMEI e a partir dessa idade começam a frequentar a pré-escola, onde o processo educativo será continuado.

Durante o período de permanência da criança nessas instituições elas realizam brincadeiras e estímulos proporcionando o conhecimento formal e a interação entre as próprias crianças, para que seja realizado também o desenvolvimento social.

Para isso todo o espaço é pensado especialmente para acolher as crianças que possuem essa faixa etária. Todo o espaço é dinâmico, explorável e especialmente acessível para todos.

O quadro de funcionários das escolas contam com profissionais que recebem a devida qualificação, para que consigam ao longo de sua permanência ensinar corretamente as crianças, sempre proporcionando o que for necessário para que as crianças tenham o desenvolvimento adequado, de acordo com a faixa etária que está sendo trabalhada.