9 dicas de alimentação saudável para idosos

Cada vez mais os idosos estão mudando seus hábitos, priorizando a qualidade de vida, o bem-estar e a alimentação saudável.

E o corpo reage naturalmente mostrando os sinais de melhorias.

Em todas as fases da vida, é importante os devidos cuidados com a saúde, pois o corpo espontaneamente com o decorrer dos anos, apresenta alterações físicas e emocionais que fazem parte do ciclo da vida.

E o processo de envelhecimento influencia na perda de alguns nutrientes do organismo, e a alimentação saudável para os idosos, faz toda a diferença, beneficiando e suprindo essas perdas, resultando positivamente na qualidade de vida. Para mais dicas acesso o site Blog Saúde.

Dicas de alimentação saudável para idosos

1 – Mantenha um cardápio diário com refeições equilibradas com alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais como as frutas, legumes, verduras, hortaliças e proteínas.

Esses alimentos são altamente benéficos a saúde, em porções moderadas previne e regula no bom funcionamento do organismo, eliminando pela metade os riscos de inúmeras doenças, entre outros.

2 – Insira alimentos ricos em ômega 3 como peixes e seus derivados, fonte de proteína magra, gordura boa poli -insaturada que faz bem ao corpo e é necessário para organismo, inúmeros são seus benefícios e proporciona um valor nutricional surpreendente.

3 – Beba água no decorrer do dia mesmo sem sede, a quantidade necessária para o corpo para manter a hidratação do corpo, prevenção e desintoxicação, entre outros benefícios.

4 – Diminua o açúcar e o sal do cardápio, o consumo excessivo desses alimentos, faz muito mal a saúde e os maiores fatores de risco é a obesidade, diabetes, rim e pressão arterial.

5 –  Ovo um alimento pra lá de completo é excelente para incluir no cardápio, fonte de ácidos, minerais e vitaminas tem ação anti inflamatória, auxilia no emagrecimento e nos picos de insulina. 

6 – Coco um alimento rico em nutrientes, reforça o sistema imunológico, hidrata o corpo, auxilia no intestino, coração, entre outros, é uma das melhores e mais saudáveis frutas do mundo que auxilia na funcionalidade do corpo, rico em antioxidantes.

7 – Quinoa Real rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, entre outros, uma das melhores alimentação a se incluir no cardápio do dia a dia, traz vários benefícios à saúde.

8 – Leite e derivados é uma fonte de cálcio, ferro, vitaminas, aminoácidos que auxiliam de forma benéfica ao organismo, fortalecendo os ossos, dentes, circulação do sangue, previne problemas respiratórios, obesidade, entre outros. 

9 – Cereais integrais é uma fonte rica de energia, fibras, minerais e vitaminas, inúmeros são seus benefícios auxilia no funcionamento do organismo e ao combate de doenças.

Capriche na alimentação saudável, priorize os alimentos que irão beneficiar a saúde, estabeleça rotinas saudáveis, atenção e cuidado na qualidade da água a ser ingerida, na compra dos alimentos, rótulos, validade, no preparo e armazenamento, mastigar bem os alimentos e comer devagar. 

Separe na hora das refeições porções com a quantidade certa, para ir se habituando na diminuição a ser ingerida e a manter o controle.