Sala De Aula

6 Estratégias Para Colocar Ordem Na Sala De Aula

Em sala de aula, os alunos aprendem muito melhor quando tudo está em silêncio, pois a concentração aumenta tanto em compreender o que o professor está ensinando, quanto a colocar em prática o que foi aprendido.

Mas para professores em começo de carreira, com certeza não é uma tarefa nada fácil colocar ordem na turma. Mas o que fazer para expressar autoridade sem parecer “chato”? Neste artigo, veja 6 estratégias para colocar ordem na sala de aula e ser um professor nota 10.

Defina As Regras Desde O Início

Professores em início de carreira, podem ter algumas dificuldades com a turma, logo quando chegam e se apresentam, por isso é importante demonstrar desde o início firmeza e principalmente quais as regras obrigatórias dentro da sala, para que o convívio de vocês seja harmonioso.

Procure não confundi-los, passando a ideia de ser legal demais ou muito chato, mas sim mostrando que eles podem confiar em você, que é um excelente profissional, porém é preciso que haja respeito e diálogo pacífico para que tudo dê certo.

Nunca Grite

Quando a sala estiver agitada e seus ânimos também, tente se controlar e jamais grite. Quando gritamos passamos uma ideia de pavor ou de falta de auto controle, colocando toda autoridade e respeito por terra.

A melhor forma de controlar uma sala em polvorosa, é esperar eles se acalmarem um falar em um tom mais firme e enérgico, porém sem gritos, de forma que eles entendam que passaram dos limites e precisam respeitá-lo. Chamar a direção e outras autoridades para auxiliá-lo, pode ser necessário, mas utilize apenas em casos além de uma agitação normal.

Utilize Bem As Comunicações Não Verbais

Comunicações Não Verbais

Levantar a mão, olhar de forma fixa e firme, fechar a cara e bater o pé, são ´´dicas“ não verbais que demonstram aos alunos que o professor não está para brincadeira, que já passaram dos limites aceitáveis e que é hora do professor tomar as rédeas da sala.

Levantar a mão todas as vezes que for falar e se referir alguém ou algo, é um bom hábito que quando feito dia após dia, acabará sendo passado para os alunos e estes logo farão o mesmo, garantindo assim respeito a quem fala e que também será ouvido.

Identifique Os Problemas

As vezes agitação não é apenas uma bagunça simplesmente, pois muitas coisas podem estar acontecendo e você simplesmente ainda não percebeu. Por exemplo, o bullying pode ocorrer dentro de uma sala agitada e professores não perceberem de fato. Observe todos seus alunos e ajude quem precisar.

Questione Sobre Os Problemas E Mostre As Soluções

Este tópico é um complemento do anterior, já que quando os alunos estiverem agitados, é fundamental saber o que está acontecendo, questione-os perante a sala ou em particular, principalmente quando a algazarra acontece de forma costumeira.

Quando você questiona e procura saber o que está acontecendo, demonstra interesse e dependendo do caso até empatia, podendo ser um canal de solução de um problema. Mostre as soluções, converse e seja o apoio que seus alunos precisam.

Curso Online Gratuito De Disciplina Escolar

Disciplina Escolar

A indisciplina escolar é uma coisa comum nas escolas, porém não deve jamais ser tolerada, já que os professores tem a tarefa de transmitir conhecimento e não controlar alunos mal educados.

Por isso é bom que o docente saiba como lidar com essas situações, e o Cursos Online Gratuitos de Disciplina e Indisciplina Escolar ajudam o profissional a identificar as situações que provocam as maiores agitações entre os alunos, como controlar e resolver as questões, mantendo a sala de aula em harmonia e o aprendizado seja ainda melhor.