pneus vários

Pneus calibrados: entenda a importância

Saiba porque é importante manter os pneus calibrados da forma correta

Dirigir com os pneus calibrados irá garantir a estabilidade do veículo nas curvas e pistas molhadas, negligenciar nessa manutenção  básica poderá provocar alguns problemas, entre eles um acidente.

O termo “calibrar” significa regular a pressão dos pneus do veículo inserindo ar até completar o nível correto.  Esse procedimento básico pode ser feito em qualquer borracharia ou no posto de gasolina durante o abastecimento do veículo.

Por que andar com pneus calibrados é importante?

A calibragem é importante para garantir a segurança do condutor e dos passageiros, a estabilidade do veículo fica comprometida quando ela não está correta.

Ao fazer esse reparo é possível notar como a dirigibilidade fica melhor, além disso, a calibragem adequada também ajuda a manter a vida útil dos pneus por mais tempo.

Como fazer a calibragem corretamente

pneu exemplo calibrado

Alguns proprietários de veículos nunca tiveram o interesse em observar as informações do manual do carro. Neste guia contém todas as especificações sobre o veículo desde a troca de óleo até a calibragem correta dos pneus.

Por isso, é importante que você consulte o manual do seu carro para saber a variação do nível de pressão dos pneus para trafegar na cidade, na rodovia e principalmente quando o carro está vazio ou com passageiros. Mas se você não tem mais o manual do veículo procure um mecânico experiente que possa explicar a forma correta de calibrar. Conheça esta loja de pneus em Curitiba BS Auto Center.

Quando verificar a calibragem dos pneus

Se você utilizar diariamente o seu carro é recomendado calibrar os pneus pelo menos a cada três ou quatro dias. Dessa forma é possível observar se existem pequenos furos ou se o pneu está danificado, evitando assim possíveis problemas. Mas se você utiliza pouco o seu carro a calibragem pode ser feita uma vez por semana.

Vantagens de calibrar com frequência os pneus

Manter a calibragem adequada além de ser importante traz algumas vantagens como:

Economia de combustível

Quando a calibragem está adequada nos quatro pneus, o carro distribui melhor o seu peso sobre as rodas fazendo que fiquem de acordo com o solo. Sendo assim não existirá nenhuma resistência com a rodagem e o carro passará a consumir menos combustível.

No entanto, se a calibragem não estiver em dia provavelmente os pneus do carro vão ficar com resistência a rodagem, forçando o veiculo a consumir mais combustível do que o normal.

Evita o desgaste dos pneus

Quando o motorista não calibra bem os pneus do seu carro o desgaste antes do tempo é maior, geralmente o desgaste prematuro acontece na parte central na parte de fora do pneu. Portanto, para evitar o desgaste antecipado é importante manter a calibragem regular em dia.

Deu para entender como a calibragem dos pneus é importante? Ela é responsável por gerar economia dos pneus e combustível, além de garantir a segurança de todos que estão dentro do veiculo, sendo assim mantenha a calibragem sempre em dia.

Quando for calibrar os pneus do seu carro não esqueça o estepe ele também precisa dessa manutenção básica. Uma dica importante é colocar pelo menos 5 libras a mais no pneus reserva já que o seu uso é com pouca frequência.