estrada

Saiba quais são os danos causados pelos buracos no seu carro

Sabemos que existem inúmeros buracos em nossa cidade e que essa situação dia a dia, pode acabar prejudicando a boa e correta condução de veículos.

No entanto, é importante saber quais são esses riscos e ainda, como é possível evitar ou mesmo reparar quando acontecerem. Conheça também o site da BS Auto Center.

Confira quais são os danos causados por buracos

É muito comum enquanto se dirige encontrar buracos pela estrada em diversos formatos, tamanhos e profundidade. Infelizmente é muito comum também encontrar veículos que foram danificados devido à existência dos buracos.

Os principais problemas que podem ser causados por situações como essas, são:

  • Problemas na bucha de suspensão;
  • Riscos para a suspensão;
  • Danos nas rodas;
  • Problemas no amortecedor;
  • Rasgos e bolhas nos pneus.

Rodas, pneus e suspensão são os componentes que estão mais propensos para o estrago quando a via não está bem pavimentada, além é claro de ocasionar riscos aos condutores e passageiros do veículo.

Os rasgos e bolhas que podem se formar no pneu, se deve ao fato de que os buracos causam o estouramento do cordonel de aço que está dentro do pneu. É necessário trocar o pneu para evitar o acontecimento de um acidente, devido ao estouro desse componente.

Especificamente no caso das rodas o tamanho do buraco, velocidade e também do impacto no momento em que o carro passa, pode danificar seriamente esse item, fazendo com que o dono do veículo tenha que desembolsar um alto valor para os reparos.

Os cuidados com as ruas devem ser realizados especialmente, no caso de ruas que possuem grandes e profundos buracos, o que nos dias de chuva pode atrapalhar a visão do condutor ocasionando sérios acidentes.

Além da dificuldade de condução do momento da chuva, ainda existe o fato de que o buraco pode ficar repleto e submerso pela água, o que prejudica e torna incapaz a visão do condutor a respeito do buraco pelo qual deverá passar.

Especialmente depois de realizar um trajeto que esteja com vias seriamente danificadas, é necessário levar o veículo a uma oficina autocenter, para realizar o balanceamento do veículo e assim, evitar que o carro sofra danos maiores em uma próxima viagem.

Sempre que avistar um veículo é necessário passar lentamente sobre o mesmo, para não ocasionar maiores danos ao carro. Esse cuidado é importante especialmente para evitar que o condutor perca o controle do carro.

Existem casos em que o motorista acaba perdendo a direção do veículo, por passar muito rápido por um buraco que achava ser superficial e na verdade, é muito profundo ocasionando sérios acidentes.

O que fazer quando o veículo é danificado devido aos buracos das ruas

Saiba ainda que se o seu veículo foi danificado devido aos buracos existentes nas ruas, é possível recorrer aos direitos do motorista, para buscar auxílio para os reparos que deverão ser realizados.

Isso se deve especialmente ao fato de que uma das responsabilidades dos prefeitos e outros órgãos, é o cuidado com as ruas e por tanto, se a conservação das vias não foi feita de modo adequado, é possível recorrer a isto.

Nesses casos é possível recorrer à indenização, sendo responsável por esses casos, aqueles que deveriam cuidar e administrar corretamente as vias da cidade.

Os órgãos que são responsáveis pela manutenção das ruas, podem ser considerados como responsáveis e ainda, auxiliar no reparo do veículo caso seja comprovado que realmente os danos aconteceram por falta de administração das vias, por parte do poder público.

Para isso é necessário que sejam reunidos os documentos conforme a solicitação do juiz, e apresentados conforme solicitação para apuração do caso.