Festa do Vinho em Colombo

Festa do Vinho em Colombo

828

Festa da Uva e do Vinho

0_1267716717.6283 A Festa da Uva é histórica em Colombo e uma das festas mais lembradas (e esperadas) no calendário de festas paranaenses. Surgiu como uma festa para enaltecer a produção de uva e vinho e que trazia consigo a cultura italiana dos primeiros moradores do município.

Com seus muitos parreirais e vinho de qualidade, é através da Festa que Colombo manifesta e preserva uma parte da sua história iniciada com a chegada dos imigrantes italianos. Assim, com o passar dos anos, a atual Festa da Uva e do Vinho continua sendo uma das mais tradicionais festas de Colombo e mantém seu objetivo em promover a produção local da uva, do vinho, de demais produtos artesanais, além de estimular sua venda, e de servir como um instrumento de divulgação das tradições e da cultura italiana. Desde 2010, a Festa da Uva esteve incorporada à Festa do Vinho, que costumava ocorrer no segundo semestre do ano.

1_1267716717.6289

A Festa da Uva e do Vinho ocorre anualmente, no final de janeiro ou na primeira semana de fevereiro, recebendo em torno de 140 mil visitantes que se divertem com uma extensa programação, entre shows de artistas nacionais ou locais, apresentação de grupos folclóricos de dança e canto e exposições. São também comercializadas uvas de diversas variedades, além de produtos como vinhos, geleias, sucos etc. No mesmo evento, ainda pode ser saboreada a comida típica italiana, como o risoto, o frango frito e a polenta.

2_1267716717.63A primeira Festa da Uva de Colombo aconteceu no dia 18 de janeiro de 1959, idealizada pelo pároco Geraldo Pelanda e, atualmente, é administrada pela Prefeitura Municipal de Colombo. Sua história se inicia a partir de um costume. Ao final de cada colheita, os produtores participavam de uma missa em Ação de Graças pela safra conseguida. Como gesto de agradecimento e benção, cada produtor levava uma caixa da sua melhor uva produzida. O padre Geraldo Pelanda, organizava as bençãos em forma de missa campal com toda a comunidade reunida, em seguida, havia comemoração e cantoria, no formato de uma grande Festa. Assim, originou-se a tradicional Festa da Uva, idealizada pelo Padre, como um incentivo ao cultivo da uva e produção do vinho. Com o passar do tempo, o evento deixou de ser uma festa paroquial, passando a ser administrada pela Prefeitura, contando com parcerias com agricultores, entidades do município (Câmara Municipal), paróquias e empresários do ramos de negócios. Dessa maneira, a Festa da Uva e do Vinho enquadra-se perfeitamente na história de Colombo, por evidenciar e preservar toda a cultura e costumes locais, valorizar o povo de Colombo e valorizar a produção local.

4_1267716717.6304Em 2010, a tradicional Festa da uva comemora sua 47ª edição. A Festa do vinho está na sua 16ªedição. A reunião de ambas no mesmo evento, tornando-se Festa da Uva e Vinho, além de oportunizar a exposição e comercialização da uva, do vinho e de demais produtos dos vinicultores colombenses, abriga as comemorações do 120º aniversário da emancipação política do município de Colombo, que é comemorado todo dia 05 de fevereiro.

Foi acrescentada à Festa da Uva e do Vinho, a Feicom (Feira de Indústria e Comércio), que movimenta a Festa demonstrando todo o potencial produtivo das empresas e indústrias do município. A Feicom tem sido, a cada ano, muito procurada por empresas que têm interesse em expor na festa. Participam empresas de vários segmentos, como automobilísticos, de implementos agrícolas, turismo, colchões, joias em prata, terapêuticos, máquinas de sorvete, faculdades, e produtos de decoração de casa e jardim, o que demonstra a grande diversidade de atrações para os visitantes.

Durante a Festa, simultaneamente também ocorre a Exposição de Uvas e Hortaliças de Colombo, uma vitrine da agricultura local. Tendo em vista que a cidade é a 2ª maior produtora de hortaliças do estado do Paraná, bem como referência na agricultura orgânica, a exposição preocupa-se em beneficiar os produtores rurais da região, valorizando seus produtos e trabalho.

A festa prima com a venda e garantia de qualidade e variedade em produtos frescos, tanto para as frutas, como os vinhos e seus derivados (geleias, compotas, embutidos, sucos etc), tudo produzido com a matéria-prima das lavouras e pomares dos produtores de Colombo. Entre os tipos de uvas a serem comercializados, além da uva terci, da qual o município é polo de produção e transformação em vinho colonial, a festa dispõe de uvas niagara rosada e branca.

A festa é realizada no Parque Municipal da Uva, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no centro de Colombo- PR. O Parque Municipal abrange uma área de 72.000 m², contando com um ginásio de esportes, cozinha, palco, parque de diversões e área verde com churrasqueiras.

A Festa da Uva e do Vinho movimenta o comércio e o turismo da região, pois é o momento que agrega num só espaço mais de um evento, com intuito principal de promover a produção e o trabalhador local, bem como manter a tradição e a cultura do povo que colonizou Colombo e soube investir no cultivo da uva, tornando-a tão importante para o município.

NOTÍCIAS SIMILARES

2

29

1307

665

1909

185